18 fevereiro 2008

6 boas razões que me puseram a mexer... =P

Finalmente acabei de ler o livro: «Mexa-se... pela sua saúde!» Confesso que não pensei na altura em que o comprei que fosse gostar tanto dele. É um livro escrito com uma linguagem acessível, bem estruturado, de fácil consulta temática uma vez que tudo o que foi para trás falado aparece com as devidas referências. Acima de tudo acho que o livro ensina, educa e desmistifica algumas ideias relacionadas com a actividade física e alimentação, de modo a ajudar-nos a chegar a conclusões para a nossa vida sozinhos. Vou partilhar com vocês as coisas que aprendi que me fizeram mudar os meus hábitos e repensar as minhas escolhas na hora de praticar actividade física. O que vou aqui dizer acredito mesmo que não são novidades, mas passam a sê-lo na nossa vida se as pusermos em prática.
  1. O ideal para todos nós é termos um estilo de vida fisicamente activo!! Como quem diz actividade física(AF) ligeira ser uma constante nos nossos dias sendo que, pelo menos 3 vezes por semana devemos ter AF estruturada mais intensa. O total da AF deve perfazer um mínimo de 2000 kcal/semana. (Vale a pena ler os pontos "Efeitos benéficos da AF regular" e "Quais os mínimos necessários de AF recomendada" que se encontram na página da FPC (Fundação Portuguesa de Cardiologia) e que foram escritos pelo o autor do livro.)

  2. A regularidade é a primeira exigência a qualquer AF e sem dúvida aquela que traz mais benefícios para a nossa saúde. Assim se queremos ver resultados na nossa vida e mais que isso conservá-los precisamos de praticar qualquer actividade que nos permita a pratica regular.(Caminhar, Correr, Nadar, ...) Se gostarmos do que estamos a fazer é meio caminho andado para não desistirmos pelo caminho, pelo que podendo optar por uma modalidade que se goste, é o ideal. É óbvio que os efeitos benéficos da AF mantém-se enquanto esta é praticada, daí que é aconselhável mantê-la, com ajustes nos exercicios e intensidades, durante toda a vida!!! (Isto é se vocês quiserem ser uns velhotes saudáveis, cheios de vida e meio passados da marmita!!!)

  3. O coração é o músculo do nosso corpo que mais responde ao exercicio. :) Natural será vermos com facilidade a evolução da nossa resistência. Ver resultados, é só por si um estimulo. :D Dáá-lhe gáás!

  4. A escolha da(s) actividade(s) fisica(s) depende de vários factores importantes: gostos, restrições fisicas, objectivos, disponibilidade temporal,....

    Percebi que há bastantes vantagens em escolhermos actividades COM a sustentação do peso corporal principalmente se o objectivo é emagrecer ou obter efeitos na massa óssea. (Prevenir a osteoporose). A excepção dá-se quando existem doenças que comprometam a solicitação das articulações (joelhos, ancas,...) onde se costuma optar por actividades aquáticas.

    Percebi também que não há propriamente desculpas para as pessoas não se mexerem. Quem não tem condição fisica para correr, pode andar e percorrer a mesma distância! Vai é levar mais tempo. E olhem que a diferença de gastos calóricos não é assim tãããão grande quanto isso.

    [Marcha: 0,6 kcal/km/kg e Corrida: 1Kcal/km/kg]

    A marcha, sendo uma AF de baixo impacto articular, é juntamente com a corrida, a AF que mais emagrece sem algumas das contra indicações da corrida. Ambas têm a vantagem de poderem ser praticadas ao ar livre, saboreando o contacto com a Natureza, beneficiando dos efeitos antidepressivos do contacto com o sol e ganhando um bronzezito simpático e natural de quem anda ao sol. Nice, hein? :)
    [Agora, digam lá a S.Pedro para mandar a chuva embora SFF!!!]

  5. Estudos têm mostrado que a AF ajuda as pessoas que fumam a parar de fumar e a sentirem-se bem. (Benditas endorfinas!!! :D )

  6. Percebi porque é que uma pessoa pode ter imensa resistência para nadar kms seguidos e pouquissima resistência para correr e outra pessoa correr kms seguidos e chegar à água e ter dificuldade em fazer mais de 200m seguidos. Basicamente, sendo a natação um desporto sem sustentação do peso do próprio corpo, a resistência de cada um passa muitissimo pela técnica e capacidade de coordenação da respiração com os movimentos de cada estilo. Uma pessoa que não tem essa técnica sedimentada, gasta mais energia em manter-se à tona, do que propriamente a andar em frente. Em compensação uma pessoa que dentro de água faz kms, pode vir cá para fora e quase não conseguir correr por não estar habituada a ter que arcar com o peso do seu proprio corpo. Ao contrário do que eu imaginava a natação, apesar de bastante completo (mexer os vários grupos musculares), não é uma actividade que emagreça muito.
As descobertas vão-se fazendo aos poucos e principalmente com a prática. No entanto é importante saber o porquê de algumas coisas para poder fazer escolhas adequadas com os nossos objectivos, condicionantes físicas, disponibilidade temporal, etc. Até os cardiacos devem-se mexer claro que com os cuidados e acompanhamento médico respectivos. Por isso não vale a pena achar que AF não é para ti, porque é...!! :P

Para ler mais www.acsm.org e www.acefitness.org.

3 comments:

ai Maria...ate ganhei animo pa ir ao ginasio mai logo...ai as endorfinas...!!! :p gostei benhe do txt, btt esclarecedor!!! ;)

meus parabéns!!! contamos com pessoas como você , para divulgar e concientizar, dos beneficios da atividade física. Tenho 47 anos terminei o curso superior a 2 anos. me formei em Educação Física, e te digo faz parte da vida sim se mexer.um abraço
Sandra Rocha.

:) Obrigada Sandra!
E muito ânimo para o trabalho! :D