10 fevereiro 2008

Exercitar!!

Não só o corpo mas também a mente. Apesar do poeta romano Juvenal ser autor da conhecida expressão: mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) os Gregos já achavam que era boa ideia não deixar nenhum deles de parte no que toca a trabalhá-los. A nós resta-nos confirmá-lo! :)

Por algumas conversas que fui tendo com uma amiga, que por sinal é muito boa conversadora, fiquei com curiosidade em perceber quais são os efeitos benéficos do exercício fisico estruturado ao nível psicológico do indivíduo.
De facto o exercício físico é um fantástico anti-stress e para isso não precisamos de livros nem enciclopédias, basta praticarmos para o confirmar. Agora esta curiosidade levou-me a conhecer uma das principais substâncias responsáveis por essa sensação de bem estar: a endorfina. É bom perceber em que é que ela ajuda directamente o nosso organismo e reconhecer que afinal a mente sã passa, ainda que indirectamente, por um corpo são!
«A endorfina é produzida em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem estar.
  • Melhoram a memória;
  • Melhoram o estado de espírito (bom humor);
  • Aumentam a resistência;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
  • Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
  • Aliviam as dores.»
A minha curiosidade sobre o assunto cresceu e resolvi começar a ler um livro que tinha aqui por casa "em lista de espera": "Mexa-se... pela sua saúde". Folheei o indice e percebi que não ia encontrar neste livro a relação corpo-mente que tencionava aprofundar muito focada, mas ainda assim resolvi começar a lê-lo e ver o que saía dali. Tenho-vos a dizer que tem sido uma agradável surpresa mas que deixo para comentar quando o terminar... Aí falarei do livro e do exercício físico estruturado.

Para exercitar a mente não posso deixar de recomendar um site "ginásio para o cérebro" (EN). Tem coisas para os mais diversos graus de dificuldade, por isso não há desculpa!! :) Acho que enigmas e puzzles para miúdos de 5 anos todos nós conseguimos resolver! (Mais mês menos mês... :P hehehe!) Boa sorte e acima de tudo, divirtam-se!;)

2 comments:

Muito esclarecedor este seu "post"!
Creio que a saúde do corpo e da mente tem base na VONTADE; se ela é mal direcionada, provoca situações desagradáveis que nos adoecem; ao contrário, porém, nos fortalece para uma vivência mais saudável!
Carinho,
Rose.

pois é maria, concordo e assino em baixo! :)