15 março 2006

Noite XL

Ponto de Encontro: Palácio de Belém
Data: 10 Março de 2006 - 22h

A confusão habitual, camionetas a chegar, abraços, beijinhos, pessoas que não víamos há séculos, pessoas que nunca tínhamos visto. Éramos para cima de 1500 vindos de vários lugares de Portugal e ainda um pequeno grupo vindo de Madrid. Começou a noite, muita gente expectante mas conseguiu-se silêncio e ouviram-se as boas vindas. Fez-se música e uma dança suave mas forte que acabou por nos apresentar o rosto de S.Francisco Xavier(FX). Com essa imagem no horizonte, fomos convidados a começar uma viagem noite dentro....

Entrámos num cacilheiro (O Martim Moniz) e fomos acompanhados pelas luzes da cidade de Lisboa, da Ponte e do Cristo Rei, deixando-nos serenar para entrar no espírito da noite com uma primeira proposta de "aterragem". Já num outro registro saímos do cacilheiro com os olhos postos no Castelo de S.Jorge! Tomámos o castelo aberto para uma ocasião de Festa! Fomos convidados pelo Rei D.João III a juntarmo-nos à despedida de FX num ambiente repleto de velas nas ameias que nos fazia viajar uns bons anos no Tempo. Houve algumas palavras, algumas imagens, alguns docinhos (pastéis de Belém que o nosso rei não faz por menos...) Houve até bailarico e uma primeira música à qual intitulei de dança do mindinho! Dois passinhos para a esquerda, dois no sitio. Olha o ritmo rapaziada.... Braços para cima e para baixo, só para os mais habilidosos!!

Fomos depois até à Sé onde se celebrou a missa, muito bonita e com algumas ideias que ficam a ressoar e nos ajudam a querer chegar mais perto do céu...

Começamos um percurso nocturno, conversas, risadas, corridas, para uns muito sono, para outros a energia de quem já deu a volta. Viagem do essencial. Rezar só com Deus ou percorrer o caminho ao lado do alguém e deixar que esse alguém me toque no que sou, no desejo íntimo de encontro com Deus, com o outro, comigo mesma! O tempo passou a correr e apesar de acompanharmos a água em direcção ao mar é impossível deixar passar o nascer de um sol que nas nossas costas começa a mostrar-se tranfigurador, novo, hipótese, esperança, oportunidade, cor, rio, Lisboa, sonhos, lágrimas e finalmente dia. Dia de nova rota para a nossa vida numa rosa dos ventos que nos tenta orientar! Afinal qual é a tua "China"?!

Recomeçar é começar de novo, mas de maneira diferente. E consciente do que somos de bom e do que nos limita entregamo-lo a Nossa Senhora no Mosteiro do Jerónimos. Era um Cravo e era Branco. O meu, o meu era Branco.
E brancas eram as pedras que pisava Rumo a uma "China" antecipada na Torre de Belém...
Balões com Hélio de todas as cores. Momento de Chegar Partir!


E agora?!
Fica a certeza de não poder andar para trás porque quem ousou ir mais fundo não vive contente à superfície...

11 comments:

Obrigada querida Cecília.
Soube mesmo bem ter esta perspectiva tão simples e tão profunda.
Da Holanda (com amor)...

Cecília... também gostei do teu blog! Muito bem escrito e interessante...
Que pena que eu tenho de não ter estado na Noite XL... a distância não ajuda!
De Shanghai...

Cara Cecília,
Não nos conhecemos, mas estivemos no mesmo sítio! Grande noite.
Adorei a sua descrição, mais sintética e melhor escrita que a que eu escrevi no meu blog... mas igualmente sentida!
Blog muito bom.

Foi linda! também gostei muito!
Mas eramos para cima de 1500, não 1000 :-)
No próximo Domingo podemos ver o resumo no 70x7.

Obrigado pelo teu testemunho, acredita que ajuda muito a quem não pode lá estar..

De Praga...

Muito obrigado pela tua mensagem.
Gostei muito de ler o teu relato. Também me atrasei por causa do Sol: se Francisco navegou para oriente, porque corríamos nós para ocidente? ;-)

João, às vezes é preciso andarmos um pouquinho para trás, para apanharmos o barco! Perdemos o 1º, mas há sempre um 2º ou um 3º...

=)

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

I find some information here.

Que giro, eu também fui à Noite XL, mas acho que não escrevi nada no meu blog. E no programa que deu depois na televisão eu apareci... de costas... :p