08 agosto 2006

Que Prioridades!

Acabada de chegar da praia, sento-me no sofá e uns 2 minutos depois uma fase da luz vai abaixo. (Tv desliga-se, bem como todos os electrodomésticos.) Fica uma luz mto fraquinha e ouço soar o alarme do elevador. BONITO, há gente presa. Desço do 5º andar, encontro o elevador parado entre o 3º e o 4º, digo às pessoas que vou buscar a chave do elevador, para ficarem calmas. Encontro várias pessoas pelo caminho que vieram para a rua porque subitamente ficaram sem TV.
Houve um homem baixinho, enfadonho e de bigode que me tirou do sério, estava no R/c perto do quadro da luz. No meio daquela confusão, encontrar alguém que tivesse a chave do elevador e afins, só me chagava a cabeça:
-Mas porque é que a minha TV n funciona?
-Uma fase da rede foi abaixo.
-Mas há luz lá fora....
-Há luz lá fora e pessoas presas no elevador, preciso encontrar a chave.
-Oh menina, mas a minha TV não funciona!!!
Desapareci, qdo voltei com a chave e com a senhora da recepção:
-Já tenho a chave!
-Pois mas a minha TV continua sem funcionar.
Nem respondi...! Agora já não havia luz nenhuma, já estávamos no breu total! Subi com a senhora até ao 4º andar, lá lhes abri a porta mas eu tive que descer para desligar o quadro do edificio não fosse a luz voltar enquanto os tirávamos do elevador.
-Então?-pergunta ele.
-Já conseguimos abrir o elevador, mas vim desligar o quadro!
-Pois mas e a minha TV quando volta a trabalhar?!
Fiquei a saber nessa descida que tinham explodido as caixas da EDP, devem ser aquelas a óleo. O oléo com a sobrecarga não consegue arrefecer, incendeia-se e explode. O fogo alastrou à outra e ficámos sem luz totalmente. (Muitos AC's a funcionar ao mm tempo é o que é...)
Tirámos os homens de lá de dentro, ligámos o quadro e última conversa com o senhor:
-Agora já não há luz.
-Pois não, explodiu uma caixa da EDP aqui atrás, falta luz, mas não é só neste prédio.
-Ah não? Mas há luz lá fora... (os candeiros da rua da direita pertencem a outra zona...)
-Eu vou para cima.
-Às escuras??
silêncio
-Bom, se não há TV vou ter que ir dormir mais cedo...

Outra pérola de uma senhora no 3º andar: "Isto da minha TV deixar de funcionar quando o elevadou parou tem alguma coisa a ver?!"
Estive quase para lhe perguntar a marca e dizer que aquela só funciona quando o elevador trabalha! ai aí... Graças a Deus que não fiquei lá eu presa que a ver pela vizinhança, tinha lá ficado até voltar a luz!

****
Estive a cozinhar, a jantar, a tomar banho e a ler à luz das velas!! Bem bom.. Além do mais a meio do jantar não consegui não me lembrar das pessoas que estão em paises em guerra. Sem luz, sem água, sem comida e pior que tudo isto sem certezas de que tudo aquilo terá um fim. Isso sim aterroriza.
E aos meus queridos vizinhos temporários: Rifem a TV, que isso faz-vos mal!

4 comments:

A TVI é realmente mto má, mas tu andas aí numa campanha feroz!!! :P :D

Tens a certeza que o facto de não haver luz é mesmo uma causa para que a TV não funcione? :)

eu bem digo que a realidade é bem mais interessante que a ficção. chega a haver momentos da vida que se quiséssemos pôr em filme seríamos acusados de ser inverosímil (n sei se é assim que se escreve). Beijinhos.