05 junho 2007

Mais Vale Rir!! =)

O rodapé do meu blog, há muito que tem esta expressão!!! =) Ora resolvi ver quais os benefícios do riso. Cá vai um cheirinho...

>>
Coração

Podem-se observar em pessoas que riem com frequência alterações benéficas no endotélio (revestimento interno dos vasos sanguíneos) semelhantes às obtidas com a actividade física, embora não intensas. A seus pacientes, para proteger o sistema cardiovascular, o médico recomenda meia hora de exercícios físicos três vezes por semana e 15 minutos de riso todos os dias.

>> Corpo e mente
Uma boa gargalhada permite que a energia corporal circule de maneira mais desimpedida, melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico. E quebra resistências ao acto de ser feliz. "Sempre que estou diante de alunos, procuro provocar o riso neles. Depois que consigo, então começo o trabalho", diz o mestre de Yoga, para quem o riso tem efeito benéfico sobre aquele que ri e sobre os que estão em seu entorno. Master em programação neurolinguística (PNL), Linete Pinho confirma o riso como uma das melhores terapias, pelo seu poder de produzir endorfinas que levam ao bem-estar. "Quando a pessoa precisa ressignificar uma situação que foi constrangedora ou traumática, a forma mais eficaz é a partir da comicidade. Por isso aplicamos em PNL várias técnicas a partir do riso".

>> Recuperação
O riso leva ao bem-estar, e este interfere na resposta ao tratamento. "A humanização do ambiente hospitalar é um instrumento importante para enfrentar a síndrome da internação e diminuir o trauma das crianças".


Rir estimula corpo e alma
A contração dos músculos da face em função da alegria ajuda a levantar o astral das pessoas, melhora a auto-estima e contribui para o amor-próprio e o bom humor. Ao sorrir enviamos para o cérebro um grande estímulo, que faz com que o hipotálamo sintetize as endorfinas (especialmente as betas endorfinas), consideradas substâncias analgésicas semelhantes às morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior.

E é bom lembrar: essas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que oferece bom humor. Para os mal-humorados crónicos vai um alerta: quem vive impaciente, irritado, contrariado, rígido e autoritário demais está sempre sob um processo de tensão que resulta numa descarga muito maior de adrenalina. O saldo disso tudo é uma predisposição maior para problemas como enfartos, anginas e até derrames, em função de acidentes vasculares.

1 comments:

Grazie Nat!!!

Já corrigi... :D