23 setembro 2008

Apanhados?!

Eu fui!...

....e não por um programa de TV, mas no meio de uma novela mexicana, das mais rasquinhas que por aí andam.

6ª feira saio do trabalho e vou até ao Hospital St. Maria visitar um amigo que foi operado. O almoço enrolou-se-me no estomago com o que vi e percebi no momento porque é que medicina nunca fora uma opção. Controlei-me, conversei, ri, brinquei e vim-me embora. Cheguei ao carro e tinha o pneu da frente furado. ENA, que sorte...
Muda-se o pneu, ainda fui encher mais um pouco o sobressalente que estava meio vazio a uma bomba. No caminho para casa começo a ouvir "tac tac tac". «Queres ver que o pneu sobressalente tb está manhoso??»-pensei. Estava na Av.António Augusto de Aguiar, eram 16h, o transito estava como sempre caótico e na avenida vislumbrava uns bons 6 carros parados em 2ª fila. Enconsto à direita assim que consigo, coincidiu ser na zona da passadeira, a única "aberta" que tinha.

Pergunto:
O que é que é melhor que um pneu furado??
Nem mais.... 2!! :P Pelos vistos andaram "à naifada" aos pneus do meu carro só tive pena de não ter percebido LOGO que estavam os dois, que ainda me dei ao trabalho de mudar 1 e ficar com as mãos nojentas! (deram jeito adiante...)

Nessa espera interminável que é a de um reboque numa 6ª feira em hora de ponta, aparece um "AGENTE D'AUTORIDADE". Vi-o a olhar para o meu carro preparadinho para me multar. Dirigi-me a ele! Embora soubesse que não havia mto mais que pudesse ser feito, fui explicar-lhe que tinha 2 pneus embaixo ou 1 embaixo e o sobressalente. Esperava o que se espera dos policias nos momentos de aflição, que me viesse ajudar. E ele veio....

....ajudar a irritar-me um pouco mais. :) Ora pediu-me os documentos e multou-me por estar ESTACIONADA......sim ESTACIONADA na passagem de peões. Ora nem mais, a cereja sobre o bolo. Conheci o cúmulo do bom-senso e humildade em uma só pessoa. Simpatia, essa então, nem se fala...

Disse que tinha que pagar 60€ em $$ ou cheque. Eu disse que não tinha. Ele perguntou-me se tinha MB e eu disse que não. E ele disse: Faça como entender! Nunca sequer me informou que poderia proceder ao pagamento da multa nas 48h seguintes....bláblábláblá. Eu tb não sabia como se processava, embora imaginasse que nada na lei me obrigue a ter 60 € para pagar ali.

As pessoas que passavam na rua não queriam acreditar. Houve mesmo uma senhora que me perguntou se aquilo não seria uma partida para os apanhados. Eu parti-me a rir, o Xôr Polícia é que não acho muita piada à graçola. Todos tentaram falar com o Policia, uns mais calmos e humildes, outros mais irritados, mas ele lá estava, no alto do seu pedestal, impávido e sereno. Não dirigia a palavra nem o olhar a ninguém.

Tive a sorte de conhecer pessoas que me ajudaram muito, só lhes tenho a agradecer e muito!! Não paguei a multa e vou impugná-la. Nem sequer assinei o auto, visto que o Xôr Agente d'Autoridade omitiu o pequeno detalhe que tinha 2 pneus em baixo e que já estava à espera do reboque quando ele apareceu.... detalhes! Picuinhíces minhas, admito...mas nasci assim, fazer o quê?!

Conselhos absurdos: se tiverem um problema com o carro, parem-no no meio da via, vistam o colete, peguem no triangulo e ponham-no a 30 m do carro! E não interessa se isso é no meio de um cruzamento frenético!!! Vão lixar a vida a 2000 lisboetas mas em contrapartida têm a certeza que não vos multam, nem vos tiram a carta. Sensato não?! Chama-se a isto atar o burro à vontade e BURRICE do dono. :) SANTA PACIÊNCIA para aturar energúmenos!!

4 comments:

bem, a tua vida anda animada! ou não :)

looool! que comedia! há coisas mesmo inacreditáveis, sobretudo quando acontecem muitas coisas do género à mesma pessoa... tens uma pontaria! beijinho com saudades!*

Bastante interessante tua forma de contar os fatos...apesar de drástico colocas um tom de graça muito grande, além da crítica social.
Gostei muito de como escreves .
Parabéns

:)
bom poder rir agora mas... a situação não é propriamente simpática sabendo-se real...

prémio para o "melhor" agente de autoridade de sempre...:S