06 janeiro 2007

Finlândia! =)

Uma das minhas grandes amigas aterrou hoje na Finlândia em erasmus. Mandou-me uma mensagem curtinha (e ter conseguido mexer os dedos não me parece nada mau para primeiro impacto! :-) heheeh) só a dizer que tinha chegado.
Não fui a tempo de lhe mandar pelo correio uma daquelas lanternas de mineiro para ela andar na rua com ela na cabeça!"É que era..." Deve ser surreal ter tão poucas horas de luz por dia. :-) E o frio?? :-)

Dizem que...
  • 2/3 do território é coberto por "verde" (ou será branco?);
  • têm a maior palavra do mundo: "lentokonesuihku-turbiinimoottoriapumekaanikkoal-iupseerioppilas" (Imaginem um gago a dizer isto?O=) ou se é finlandês ou se é gago, os dois não é possivel! :D)
  • um dos símbolos do país é a Aurora Boreal;
  • existe uma sauna por cada 3 habitantes;
  • tem duas línguas oficiais: O Filandês e o Sueco. (A capital: Helsinki (Fin) - Helsingfors(Sueco));
  • Na maioria dos locais o chão é aquecido, por isso os sapatinhos ficam à porta!! ( Hmmm, que cheirinho agradável!!! :-) A palavra chulé não deve existir nos seus dicionários...)
  • tem várias bandas de Heavy Metal muito boas!! Bom pelo menos é o que me diz um amigo :-) . Nightwish, Stratovarius, Sonata Arctica e deixei pra último os Lordi que ganharam a eurovisão, right? Posso facilmente estar a pôr o pé na argola, até porque.... eu e Heavy Metal nunca fomos muito chegados. ;-)

E só vim aqui procurar coisas sobre a Filândia para me sentir mais próxima dela. Tadinha, que gelo!! :D «Quem corre por gosto não cansa!»Dizem... Neste caso não cansa, congela mesmo! o=)

3 comments:

;) Posso garantir que não só não puseste o pé na argola como deste exemplos dignos! :) No entanto, bandas finlandesas de sonoridade gira são tantas...assim de repente, posso recomendar tambem os Amorphis, os Korpiklaani, os Turisas...mas por muito que recomende, muitas ficarão para tras ;)

Já agora, a finlandia tem outra coisa mto importante: a NOKIA :D

Beijitos

Para os tarados por Linux, há outra coisa importante na Finlândia, é o país Natal do Linus Tolvards, célebre criador do Linux.

E por falar em Nokia, sabiam que a Nokia começou por produzir pneus?

Beijinhos
Albiezito

E eu a pensar que tinha sido o Linus ToRvaLds...

:P

(PM)