18 junho 2010

O que queremos? - Relações Humanas

Nestes últimos dias algumas pessoas têm-me falado da fidelidade e da infidelidade nas suas relações como uma das suas preocupações centrais. Vão atrás, procuram encontrar o que não querem encontrar e ainda se queixam de encontrar coisas dúbias sobre as quais nem sequer podem confrontar a outra pessoa porque não é suposto saberem das mesmas. Curioso como as próprias pessoas se colocam em lugares de angústia tão grande como este, e no qual se torna quase impraticável viver.

"Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.
Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objecto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade activa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé")."
in Wikipédia                             

A base de uma boa relação para mim é o amor, o respeito, a sinceridade e a comunicação; por mais difícil que isso seja para cada pessoa. Quando algum destes ingredientes falha, passamos de relações a ralações.  =P O espaço de intimidade da outra pessoa, é da outra pessoa. Se eu espero respeito, tenho que respeitar a intimidade do outro e a sua liberdade.


Não estou a dizer que eu não espero que me sejam fiés, claro que espero! Algures entre a sinceridade e o respeito, há o espaço da nossa confiança no outro, de que ele cumprirá com o que acordámos. Mas se isso por algum motivo não acontece, não vale a pena tapar o sol com a peneira  e achar que a infidelidade é a causa do fim da relação. Para mim uma traição é um sintoma gritante de que a relação já não estava nada bem cuidada, vivida e alegre por ambos!! Perderam-se algures no caminho, acomodaram-se,  distraíram-se com o trabalho ou com qualquer outra coisa...
"If you love something, set it free. If it comes back to you, it's yours. If it doesn't, it never was. We do not possess anything in this world, least of all other people. We only imagine that we do. Our friends, our lovers, our spouses, even our children are not ours; they belong only to themselves. Possessive and controlling friendships and relationships can be as harmful as neglect."
Não sei quem é o autor desta afirmação acima, mas vem de encontro aquilo que sinto e penso. Não vale a pena passar a vida atrás de alguém. Cansa muito e nunca sacia. O que eu espero verdadeiramente é ter uma pessoa que me ame, me conheça como sou e que ainda assim queira estar ao meu lado!! ;-)

8 comments:

"...passamos de relações a ralações"

Adorei isso, rs.

Infidelidade pra mim, é trair a confiança do outro. Em qq aspecto.

Ser fiel pra mim, é nunca trair a confiança do outro. Em qq aspecto.

Simples assim, né não?

Gostei do post. Beijos

Cuida das flores,
Trata bem as borboletas
As borboletas que não querem suas flores
Logo se queixam, te esnobam, t fazem careta.

(Aí vc escolhe: as que me fazem careta ou as que querem minhas flores?)

Fidelidade começa em nós: nos amamos e depois amamos aos outros.

Muito legal esse texto. Acredito que além do que vc citou, a confiança seja também a base de um bom relacionamento. Quando um ou o outro não confia, desestrutura tudo!
Adorei seus posts, como faço para te seguir??

Bjoos

Olá Beth! =)

Sim a confiança é a base de tudo isto. :)

Qto a seguir-me se fores até ao fim da página deste post encontras um monte de fotografias pequeninas e por cima um botão que carregas para me seguir! Ele passa a enviar os meus posts directamente para o teu google reader!

Bjo e até breve!

Primeiramente parabéns pelo blog estou encantada com suas postagens e até mesmo com o título do blog, achei uma ótima iniciativa.

Pois bem para mim traição é sinal de desestrutura e apartir do momento que as desconfianças ultrapassam limites, por si só já desestruturam a relação, acho que a base de um bom relacionamento é respeito e respeito inclui confiança no parceiro.


http://vivenciasobrerodas.blogspot.com/

Parece incrivel... Tudo o que disseste parece o que eu digo. Gostei especialmente da frase "Para mim uma traição é um sintoma gritante de que a relação já não estava nada bem cuidada, vivida e alegre por ambos!! Perderam-se algures no caminho, acomodaram-se, distraíram-se com o trabalho ou com qualquer outra coisa..."
a traição não é o fim, é apenas mais um sintoma.
Adorei este post!
Concordo 1 0 0 % com a tua opinião!

Meu deus.. disse tudo!

Obrigado por tudo o que nos ofereces no Amor de Cristo...

Pax Christi