24 março 2010

As gentes e os seus Q's! =)

Como acredito que as mais interessantes viagens são as que fazemos ao nosso interior, muitas vezes ajudados por viagens externas é certo, acredito também que da experiência de mergulhar num lugar novo a parte mais deliciosa é o esforço da compreensão da diferença, desde os detalhes às evidências.

Chagada ao Porto há poucos meses, é com agradável surpresa que conheço este povo. A já vossa conhecida gente do norte!
Correndo todos os perigos das generalizações posso dizer-vos que é um povo mais humano, mais caloroso, as pessoas ainda são pessoas e cuidam umas  das  outras.

Por outro lado é um povo mais directo, se têm alguma coisa a dizer dizem logo, e às vezes são um bocado brutildos a falar uns com os outros! Como quem diz, a delicadeza ou os paninhos quentes não são o forte deles. Não são raras as vezes em que dou com 2 velhinhas na peixarada porque uma estava à frente e a outra passou e eu sei lá mais o quê... 

Quanto mais se entra nos bairros e nas tascas, mais asneiras se ouve. Dizem-se ao ritmo que se come tremoços e se bebe uma mini enquanto o FCP joga. São só mais umas palavras, algumas já são mesmo muletas de discurso de muito boa gente.

O ritmo da cidade ainda é pacato. Das coisas que mais me faz sorrir, é entrar nas escadas rolantes do metro em hora de ponta, ter alguém parado na fila da esquerda, simplesmente porque está na conversa com o colega. Todos param de andar daí pra trás, nunca vi ninguém a pedir licença. A mim delicia-me...

É um povo mais tradicionalista do que as gentes alfacinhas. Gostam das coisas ao jeito deles e a diferença nem sempre é bem vista ou vinda! Quando falo de diferenças, vou das étnicas às ideológicas, do clube de futebol a alguém que se veste diferente ou fala diferente ou anda diferente. Aqui não se fala inglês, nem francês, nem Alemão, fala-se estrangeiro em qualquer um dos casos. A diferença fica sempre um passo à frente por mais que às vezes isso tente ser camuflado.

É gente genuína e boa, ainda que às vezes perca um pouco por se fechar no seu mundo. Eu que sou Moura carago, agradeço o que deles recebo e dou o que de fora trago, quando quer ser recebido.

7 comments:

Desculpe mas esse povo do norte é bem contraditorio ou seu texto diz algo láem cima e embaixo contradiz?

Fiquei confusa:povo humano e não aceita diferenças?????

Como assim??????

eu explico :)...

Em Lisboa, como cidade maior que é, as pessoas parecem mais automatizadas. As pessoas passam no meio da rua, tão perdidas no seu proprio mundo, que alguém pode passar mal no meio da rua e algumas pessoas vão passar por ele sem sequer se mexer para ajudar.

Aqui no norte, não. As pessoas cuidam umas das outras. Ligam, importam-se. Claro que não são perfeitos e de facto, apesar de serem a meu ver mais humanos, mais atentos aos outros têm mais dificuldade em aceitar a diferença, não quer dizer que não a aceitem com tempo. E quando aceitam, a pertença é total.

... Não sei explicar melhor :)

Delicia-me como falas do Norte!!! Delicia-me "ver-te" a sentir, a sentir com todos os sentidos! É preciso saber ser humano para saber deliciar...

Olá!!!

Estou com um projeto da faculdade, poderia me ajudar?

é só dar a sua opinião sobre o assunto da semana e pronto.

Pode? Quando tiver um tempo, estarei esperando.

o link é http://amoartesim.blogspot.com/2010/03/multiculturalidade-interculturalidade-o.html

o site é http://priscilamacedo.yolasite.com/

Abraço, Priscila

=D

Oi Cecilia, explicas bem, não se preocupe............sou de São paulo, Brasil e seu texto sobre Lisboa fez-me lembrar de lá.

Hj moro no interior e aqui demoram a aceitar gente de fora...........e passei por alguns "perrengues".

Adoro diferenças eme delicio com pessoas e idéias novas no pedaço, por isso não entendo essa gente.

Obrigada pela resposta

Beijos

Amei as belas palavras que disse sobre a minha linda cidade!Retratou na perfeição este povo contraditório mas acolhedor!
Estaremos sempre de braços abertos para receber os "estrangeiros", pois o bem receber é uma arte tão nossa.

Um beijo no coração

oiii..estou seguindo seu blog,tbm gostaria q vc seguise o meu,estou começando agora mas espero sua visita..